


SÃo jerÔnimo Fundador
dos Religiosos Somascos.
A igreja celebra a festa litúrgica de São Jerônimo Emiliani em 8 de Fevereiro, dia de sua passagem desta vida.
Jerônimo Emiliani nasceu em Veneza (Itália) em 1486. Órfão de pai desde sua adolescência foi sabiamente educado na fé cristã pela mãe. Em 1511, foi nomeado capitão e defensor da fortaleza de Castelnuovo de Quero, à beira do rio Piave, norte da Itália. Em 27 de Agosto caiu prisioneiro, ficando por um mês no calabouço da mesma fortaleza, até o dia 27 de Setembro. Implorou e obteve de Nossa Senhora a graça da libertação. Com coração cheio de gratidão dirigiu-se para o Santuário de Santa Maria Maior na cidade de Treviso, onde, como testemunho da milagrosa libertação, deixou as correntes e a chave da prisão.
Este acontecimento transformou a vida do jovem capitão que redescobriu a beleza da vocação cristã, entregando-se de maneira total e definitiva ao serviço de Cristo. Por 15 anos, embora permanecendo ainda no compromisso social e político da República de Veneza, dedicou-se principalmente a uma profunda experiência religiosa, no estudo e na meditação da Palavra de Deus, sobretudo do Evangelho, e na oração contínua.
Utilizou seus haveres para obras em favor dos pobres, dos doentes, das crianças órfãs e abandonadas. Ingressou no movimento católico “Campanha do Oratório do Divino Amor”, promovido em Veneza por São Caetano Thiene.
Aos 40 anos, deixou família e privilégios da nobreza. Afastando-se dos cargos políticos, preferiu viver pobre entre os pobres, entregando-se com amor e espírito de sacrifício aos órfãos, partilhando com eles oração, trabalho e as tarefas do dia-a-dia. Atraídos por seu exemplo de vida, vários amigos se reuniram em torno dele decididos a seguirem seu exemplo: surgia assim a “Companhia dos Servos dos Pobres”, primeiro nome da Congregação Religiosa, que depois se chamaria “Congregação dos Clérigos Regulares de Somasca”.
Aqueles primeiros fervorosos discípulos, seguindo o exemplo do Fundador, além de dar assistência nos hospitais e de organizar casas para recuperação de mulheres marginalizadas, cuidaram principalmente dos órfãos, acolhendo-os em instituições: verdadeiras escolas de educação social, moral e religiosa.
Jerônimo Emiliani permaneceu Leigo, mas, desde o começo aceitou entre seus colaboradores muitos Padres.
Morreu em Somasca, com 51 anos, em 8 de Fevereiro de 1537 de peste, doença contraída assistindo aos enfermos e sepultando cadáveres. Seus discípulos, os Religiosos Somascos, guardaram o carisma do Fundador e trabalham em diferentes obras como: colégios, seminários, paróquias, orfanatos, Casas de atividades para crianças e adolescentes em situação de risco e Centros de acolhida para recuperação de drogados.
Os Religiosos Somascos estão presentes nos seguintes países: Itália, Espanha, Estados Unidos, México, Guatemala, Honduras, El Salvador, Colômbia, Filipinas, Polônia, Índia, Brasil, Siri Lanka, África e Austrália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário